TPA

2013

A Televisão Pública de Angola (TPA) tem como missão prestar o melhor serviço público de televisão, actuando nas vertentes informativa, cultural, desportiva e de entretenimento. 

Com uma história que dura há 45 anos, a sua prioridade continua a ser disponibilizar produtos e serviços televisivos de qualidade, que satisfaçam as necessidades dos seus telespectadores, e que despertem o interesse de investidores e anunciantes.

TPA
valores da marca

Os valores da TPA assentam na confiança e no compromisso que os cidadãos depositam diariamente na Marca. A TPA está presente na maioria dos lares de Angola e de todos os Angolanos na diáspora, com os três canais que emite diariamente.

A Marca assegura o serviço público de Televisão, de acordo com a lei e os regulamentos aplicáveis, baseado em critérios de pluralidade da informação noticiosa e da programação variada e abrangente, de acordo com as necessidades e interesses dos diferentes públicos.

A TPA assegura uma programação de referência, qualitativamente exigente e promotora da valorização cultural e educacional dos cidadãos, desenhando a programação de modo a facilitar o acesso ao conhecimento e saberes, desenvolvimento do sentido crítico do público, com o propósito declarado de estabelecer e cultivar uma Marca de qualidade, socialmente responsável. Desde os primórdios que a TPA sempre investiu na Marca como um símbolo e um dos activos mais importantes da organização. Para dar suporte institucional e promover um círculo virtuoso de rejuvenescimento da Marca TPA, foram desenvolvidos projectos de comunicação institucional e social, tanto a nível interno como  externo. Nesta era de convergência digital, a Marca vem sendo estendida para veículos que, ao contrário da TV, têm vocação segmentada, como a  internet e a revista Tveja, relançada recentemente.

produtos e desenvolvimentos futuros

A TPA tem três canais que emite diariamente: TPA 1, canal generalista; TPA 2, com enfoque no entretenimento e juventude; e TPA Internacional, que promove a imagem de Angola além fronteiras.

Ao longo destes 37 anos de existência, a TPA tem desenvolvido uma atitude progressista na melhoria dos seus conteúdos, na sua grelha de programação e no lançamento de novos programas tais como: Caras e Vidas, Gentes da Banda, Windeck, Domingo Mwangwolé,  Domingo Infantil e Para Ti Mulher.

As novas tecnologias de informação, a aposta rigorosa em estudos de  pesquisa e desenvolvimento, a inovação e a criatividade fazem parte dos  pilares fundamentais da organização. Com a inauguração e apetrechamento tecnológico dos centros de produção do Moxico, Kwanza Sul, Bengo, Huambo e Kwanza Norte, a TPA deu passos firmes rumo ao seu desenvolvimento. Mas os sinais de progresso não terminam aqui. A empresa tem em curso o projecto de digitalização da TPA, e ainda a construção de novos centros de produção e centros emissores.

mercado

O mercado televisivo registou um crescimento assinalável na última década com a entrada de novos "players". A indústria televisiva angolana revolucionou profundamente o relacionamento entre as pessoas, mudando estilos de vida, hábitos e costumes. Impulsionou a publicidade como alavanca importante no desenvolvimento do mercado e dos negócios, potenciando igualmente o investimento estrangeiro. Com a entrada em actividade de novos canais de televisão em Angola, o mercado tornou-se mais competitivo e atractivo, aumentando as opções para o telespectadores.

COMUNICAÇÃO

O bom relacionamento com os colaboradores e parceiros aumentou e continua a crescer graças à qualidade da comunicação interna e externa que se tem vindo a desenvolver ao longo dos anos na TPA. Houve também uma maior aproximação entre a comunicação global e a comunicação da Marca, tendo a TPA ambições para aumentar ainda mais a afinidade entre elas.

Através da TPA internacional a Marca tem conseguido alcançar maior notoriedade na diáspora, servindo esse canal como uma janela aberta para o resto do mundo. Continua o grande encorajamento por parte da TPA à cultura, desporto e outras acções sociais, através da emissão de spots publicitários alusivos aos mesmos.

vantagens competitivas

O grande orgulho da TPA - o centro de produção de Camama, tem dado frutos significativos, permitindo o crescimento e desenvolvimento da Empresa o que deixa grandes expectativas para o futuro, face ao bom momento que se vive na produção televisiva nacional. A aposta nas tecnologias de informação, equipamentos digitais e ferramentas interactivas é contínua e já se faz sentir nos investimentos e qualidade do trabalho da TPA. É de realçar que a modernização da digitalização ainda é o maior eixo da emissora, pretendendo a mesma melhorar ainda mais o sinal que entra pela casa dos seus telespectadores. Esta opção, a par dos novos programas da grelha TPA que aumentaram o leque de opções e o tempo que as famílias dedicam à estação, continuam a assegurar à Marca as maiores audiências nacionais.

TPA
sabia que?

Em 2019, a TPA lançou a 1.ª Edição da Gala Máscaras de Ouro, um concurso dirigido aos seus profissionais.

O dia 18 de Outubro 2020 marcou o 45.º Aniversário da Televisão Pública de Angola, assinalado com a inauguração da Cidade Técnica "Florindo Ramos", no centro de produção da TPA; com uma Exposição que contou com a presença de antigos Directores e PCA’s da Empresa; e com uma Homenagem aos funcionários que marcaram a história da TPA com o seu empenho, dedicação e profissionalismo.

Silvia Faria
Silvia Faria

Chefe de Departamento de Marketing

contactos