GINGA

2014

Em 1998, na empresa Angonabeiro, nasce GINGA. Uma Marca de café 100% angolano que, desde a sua origem, tem como objectivo contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional de café e devolver o prestígio ao café de Angola. 

GINGA
valores da marca

A Angonabeiro produz mais de 200 toneladas de café torrado por ano, utilizando apenas metade da capacidade instalada e tem mais de 100 colaboradores (95% contratados localmente). A Marca lidera o mercado de cafés torrados em Angola e promove a produção de café verde, mediante apoio directo aos pequenos e médios produtores. A Angonabeiro assegura a sustentabilidade dos produtores de café em Angola, apostando na construção de infra-estruturas nas zonas de café, tais como furos, poços e fornos. Investimentos que se inserem na política de responsabilidade social da empresa - "Gestão de Rosto Humano", e que visam o apoio a projectos comunitários, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos pequenos e médios produtores de café, assim como das respectivas famílias e restantes moradores das aldeias. Para além disso, contribui para o desenvolvimento das comunidades produtoras, fomentando a escolarização e a capacitação dos produtores, promovendo também a gestão racional de recursos naturais e a não poluição dos solos.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Marca Ginga apresenta duas grandes novidades ao mercado em 2014: o Lote Muxima e o Ginga Solúvel. O Lote Muxima apresenta um formato de grandes dimensões, adaptado às necessidades do mercado informal, tornando a Marca ainda mais próxima de todos os angolanos. Por outro lado, o novo formato Ginga Solúvel também vem reforçar o portefólio da Marca, aliando a facilidade ao sabor inconfundível do Café Ginga.

No canal Horeca, a Marca comercializa também o Lote Muata Café Torrado Premium, feito a partir do melhor café angolano. No canal de retalho alimentar, a empresa está presente com embalagens de café moído e em grão, bem como com cafés instantâneos, com e sem cafeína, das Marca Ginga Bwe, Ginga Lobito e Ginga Muata Prestígio, disponíveis em embalagens de 1 kg, 500 g, 250 g e 125 g.

Para além do café Ginga, a Angonabeiro é hoje uma verdadeira empresa multi-categoria. Ainda nas bebidas quentes comercializa os Cafés Delta e também as Marcas de chá Deltea e Tetley. Está presente nas categorias de vinhos, azeites e vinagres com a Marca Adega Mayor. Comercializa ainda a Marca Agrodelta cuja gama engloba azeitonas, tremoços e pickles e representa as águas Vimeiro, a cerveja Cintra e os sumos Hero. Em termos de serviços, a empresa oferece aos seus clientes uma linha de apoio 24 horas, para prestar assistência técnica nos pontos de venda.

mercado

A Angonabeiro é hoje líder no mercado de cafés torrados em Angola. Desde a sua criação que a empresa aposta na recuperação de infra--estruturas, na formação de recursos humanos e na oferta de meios técnicos para recuperar a cafeicultura em Angola. A empresa acompanha os produtores locais, desde a plantação à colheita, para garantir que a qualidade do café é a melhor possível e financia, inclusivamente, pequenos produtores sem comissões adicionais. No sentido de garantir o escoamento do produto dos seus fornecedores, a Angonabeiro celebra contratos de compra de café, nos quais são definidos os preços em função das cotações do mercado internacional. Esta iniciativa oferece segurança ao produtor, uma vez que lhe permite, logo à partida, assegurar uma margem para o seu negócio, permitindo que muitos angolanos tenham voltado à cafeicultura, que até aí estava praticamente abandonada.

COMUNICAÇÃO

Na base de toda a comunicação da Marca Ginga está a Rainha Ginga, figura que governou os reinos de Ngongo e Matamba, ficando conhecida pela sua excentricidade e espírito guerreiro.

Para comemorar os 10 anos da Marca e comunicar o seu "rebranding", foi lançada a campanha "Há 10 anos no coração de Angola". A nova imagem dos cafés Ginga teve como base a reinterpretação de uma das representações mais populares desta imponente rainha. A ilustração da rainha e o logótipo da Marca foram criados de forma a tornar mais icónica e expressiva toda a gama de cafés. O rejuvenescimento da imagem da Marca é transversal a toda a gama de produtos e reforça a sua ligação a Angola, uma vez que do ponto de vista gráfico, todo o "packaging" foi reformulado com as cores marcantes de Angola – Vermelho, Amarelo e Preto.

Ginga é uma Marca que estimula a proximidade com os seus clientes e consumidores. Tal como a Marca portuguesa, a Marca angolana aposta numa criteriosa estratégia de patrocínios, apoiando projectos de interesse local, promovendo, dessa forma, o envolvimento emocional do consumidor com a Marca.

Em 2014, Ginga continua empenhada em contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria angolana de café, reforçando a sua notoriedade junto do povo angolano.

vantagens competitivas

Há 12 anos que a Angonabeiro desenvolve um trabalho pioneiro ao nível da cultura de café angolano, identificando as zonas com potencial para plantação do café, promovendo parcerias com agricultores locais, concedendo apoios financeiros para o arranque da campanha e contribuindo logisticamente na fase de descasque e benefício do café. Este trabalho continuado tem contribuído para o desenvolvimento económico de populações agrícolas no interior do país e estimulado a fixação das mesmas no meio rural.

Depois de restaurada a unidade fabril Limoca e estimulada a produção de café nacional, a Angonabeiro tem actualmente uma produção mensal de 30 toneladas de café, assegura o escoamento anual de 600 toneladas de café verde e perspectiva consolidar a sua actividade em Angola e internacionalizar o negócio noutros países africanos.

A Angonabeiro é, assim, uma empresa que assegura a sua competitividade com base no equilíbrio das variáveis económicas, sociais e ambientais, tendo contribuído significativamente para a recuperação do prestígio internacional do café angolano.

GINGA
sabia que?

A Marca GINGA produz todo o seu café em Angola e só utiliza café 100% angolano.

O artista angolano Anselmo Ralph é o Super Embaixador do café em Angola, que agrega 

as Marcas GINGA, Delta Q e Delta Cafés.

A Angonabeiro, subsidiária do Grupo Nabeiro em Angola, vai investir 8,9 mil milhões de kwanzas, para melhorar as suas instalações produtivas e ampliar a sua capacidade de exportação.

RUI NABEIRO - JOÃO MANUEL NABEIRO - RUI MIGUEL NABEIRO
RUI NABEIRO - JOÃO MANUEL NABEIRO - RUI MIGUEL NABEIRO

RUI NABEIRO
Presidente do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

JOÃO MANUEL NABEIRO
Administrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

RUI MIGUEL NABEIRO
Administrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

contactos