BFA

2015

O BFA é um Banco Universal de expressão nacional, afirmando-se como uma Instituição de referência no sector financeiro de Angola. Desde o início da sua actividade, na década de noventa e ao longo dos seus 29 anos, o BFA tem consolidado a sua acção através do apoio ao desenvolvimento económico de Angola, criando soluções específicas para as diferentes necessidades dos seus Clientes, particulares e empresas, tornando a vida dos angolanos mais fácil dentro e fora do país.

BFA
valores da marca

A identidade da Marca BFA é o reflexo da sua cultura financeira e empresarial.
Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão,
a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valores para os diferentes "stakeholders". O ADN de uma instituição afirma-se através de atributos próprios, que ganham consistência e credibilidade na relação que todos os dias se estabelece com os Clientes e com a Comunidade em geral. O BFA valoriza especialmente dois desses atributos: a Experiência e a Harmonia. A Experiência é o resultado da formação das suas equipas e do importante património profissional acumulado ao longo da história do Banco no mercado nacional. A Harmonia exprime a permanente ambição de servir os Clientes e a Comunidade com os mais elevados padrões de ética e qualidade. É um propósito projectado para o futuro, determinado pela constante aposta na melhoria contínua.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em 2014, o BFA disponibilizou a nova funcionalidade de pagamento de impostos. O serviço, disponível exclusivamente para empresas, permite pagar os impostos de forma segura, rápida e cómoda quer via BFA Net / BFA Net Empresas, quer em qualquer balcão BFA. Porque dispensa a utilização de cheques visados e permite a confirmação quase imediata do pagamento efectuado, é um processo mais seguro e é também um processo mais rápido e cómodo porque em poucos minutos e em qualquer parte do mundo, possibilita o pagamento dos impostos sem necessidade de deslocação a uma repartição fiscal. Para utilizar este serviço, basta ser Cliente BFA e aderente ao Portal do Contribuinte.
O pagamento de serviços e compra de recargas telefónicas via BFA Net, foi outro dos serviços disponibilizados que visam facilitar, de forma significativa, o dia-a-dia dos Clientes BFA. Este serviço possibilita que qualquer Cliente aderente ao BFA Net possa, por exemplo, comprar uma recarga telefónica ou pagar a factura da água, comodamente, através do telemóvel ou do computador, sem sair da sua casa.
O cartão VISA pré-pago Kandandu, lançado em 2014, é o primeiro cartão pré-pago a nível nacional, gerido integralmente na nova plataforma da EMIS, o que reflecte, não só a aposta na diversificação da oferta dos produtos do Banco, como também o esforço de modernização dos meios de pagamento no mercado nacional.

mercado

Num ano de profundas alterações e elevados desafios para as instituições financeiras, o BFA continuou a afirmar-se como uma operação de referência na banca de retalho em Angola. Com mais de 1 milhão e 300 mil Clientes, é líder entre os bancos privados nos cartões de débito e TPA’s, captou mais de 100 mil novos clientes e reforçou os indicadores de rentabilidade e solidez financeira.
Em 2014, o activo cresceu 23,6% e o BFA atingiu o resultado líquido mais elevado da sua história, ultrapassando pela primeira vez os
30 mil milhões de AKZ, decorrente do aumento da margem financeira e comissões e de uma rigorosa política de gestão de custos. Como resultado, foram reforçados os indicadores de rentabilidade e de solvabilidade: Rentabilidade do Activo de 3,4%; Return on equity de 34,8%; Ratio cost-to-income de 36,3% e Ratio de Solvabilidade Regulamentar de 24,0%.

COMUNICAÇÃO

À semelhança dos anos anteriores, as campanhas pretendem reforçar o posicionamento da Marca e a captação e fidelização de clientes, dando continuidade a um longo percurso de inovação e qualidade de oferta.
Com o objectivo de divulgar a nova funcionalidade de Pagamento de Serviços do BFA Net e BFA Net Empresas, o Banco realizou uma campanha que teve como mote "Recargas click, Seguros click, TV click. Entre no BFA Net e click". Este serviço possibilita a compra de recargas telefónicas e o pagamento de serviços como TV, água, luz ou seguros, a partir de qualquer lugar, com toda a comodidade, rapidez e segurança.
Direccionada ao segmento de pequenas e médias empresas, foi realizada a campanha "Soluções de Negócio BFA". Esta campanha visou promover o conjunto de produtos e serviços que o Banco disponibiliza, integrando soluções de crédito, de gestão de tesouraria e de gestão de operações de pagamentos ao exterior.
Neste período foram realizadas diversas outras campanhas, sendo de assinalar duas desenhadas e veiculadas exclusivamente para o ambiente digital: uma com o objectivo de promover uma oferta especial para funcionários públicos e outra com o objectivo de lançar o serviço Linha de Atendimento BFA, como o novo canal de contacto com o B

vantagens competitivas

Ao longo de 2014, o BFA foi distinguido em diversas áreas relevantes da actividade financeira, sendo de destacar: "Prémio de Excelência STP" do Deustche Bank, atribuído pela 12.ª vez consecutiva; "Melhor Empresa do Ano" e "Melhor Relatório de Gestão e Contas do Sector Financeiro", ambos atribuídos pela 2.ª vez nos prémios Sirius, promovidos pela Deloitte; "Melhor Marca Bancária na África Ocidental", pelo 2.º ano consecutivo, da Global Brands Magazine; e "Melhor Banco de Retalho 2014", da revista World Finance.

BFA
sabia que?

O agronegócio tem um papel preponderante na estratégia do Banco.
A Direcção do Agronegócio, criada em 2018, continua a prestar suporte à rede comercial na identificação e captação de novos Clientes, e no apoio ao desenvolvimento de produtos específicos de crédito para os Clientes deste sector. Apoia também as áreas de risco na análise dos pedidos de financiamento para os projectos de investimento.

O Banco constituiu, no final do ano 2022, uma sociedade distribuidora de valores mobiliários, denominada BFA Capital Markets, SDVM, S.A, que irá operar no Mercado de Capitais, tendo como principais actividades, a custódia de valores mobiliários, a recepção, transmissão e execução de ordens de Clientes no mercado de capitais.

O BFA dispõe na sua oferta, o produto Bankita, cujo objectivo é incentivar
a bancarização da população mediante condições mínimas de acesso e de utilização dos serviços bancários.

O BFA disponibilizou 280.500.000 de Kwanzas para a 5.ª Edição do Programa
de Responsabilidade Social - BFA Solidário.

Em 2022, o BFA definiu como estratégia ambiental, a realização de uma campanha de plantação de árvores com o objectivo de ajudar a restaurar o ecossistema e reduzir a erosão e degradação dos solos.

PALMIRA LOBATO
PALMIRA LOBATO

Directora Adjunta de Marketing

contactos