Edições

VALINHO

2015

A VALINHO, mais do que uma Marca que oferece produtos alimentares de inegável qualidade, é uma empresa social e economicamente responsável, tecnologicamente inovadora e com preocupações ecológicas. Fomenta o crescimento do seu negócio de forma a criar e compartilhar valor com todos os seus stakeholders. A VALINHO acredita que este é o caminho, a única forma de garantir os seus resultados de forma sustentável e oferecer alimentos de qualidade.

VALINHO
valores da marca

Para a VALINHO, os clientes e os colaboradores são a sua maior riqueza e é exactamente por causa destes que os princípios que guiam a Marca são, e serão sempre, a honestidade, a integridade, a sinceridade e o respeito. A VALINHO acredita que a satisfação dos clientes é o segredo do seu sucesso e é por isso que está permanentemente focada no mercado e nos desejos, gostos e expectativas de todos os angolanos. A Marca, 100% angolana, procura satisfazer plenamente os seus consumidores com a qualidade dos seus produtos e dos serviços que presta, conseguindo assim manter uma relação de confiança e fidelidade com todos eles. Quanto ao seus colaboradores, a VALINHO defende que também eles são determinantes para o sucesso da empresa, pois a criatividade, o dinamismo e o entusiasmo são o motor de desenvolvimento de qualquer organização. Assim, a empresa continua empenhada no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores, bem como na valorização da sua eficiência, visão e conhecimentos. Por tudo isto, o mote da Marca continua a ser "Fazemos com os angolanos, para os angolanos".

produtos e desenvolvimentos futuros

A gama VALINHO divide-se em seis tipologias de produto: fumados, charcutaria, fiambres, afiambrados, churrasco e presunto. São todos desenvolvidos a partir de carne seleccionada de elevada qualidade, receitas tradicionais e processos naturais de fabrico, onde sobressaem os aromas intensos e os sabores excepcionais que surpreendem os paladares mais exigentes. Todo o fabrico é controlado de forma a garantir a máxima qualidade e total segurança alimentar, e para isso, a Marca conta com uma equipa experiente, tecnologias de fabrico modernas e rigorosos processos de embalagem e conservação.

Mas a VALINHO não quer ficar por aqui. Para além do desenvolvimento de novos produtos, a empresa está a projectar a expansão do negócio nas áreas da produção de cereais, rações, criação animal, abate, distribuição e transformação de carnes. O objectivo é chegar a todas as províncias de Angola e conquistar mais mercados em África e no resto do Mundo.

mercado

A VALINHO nasceu em Angola, em 1996, e o seu percurso de sucesso fez dela uma referência e uma Marca de confiança dos angolanos, líder de mercado e sinónimo de qualidade.

Os angolanos olham para a VALINHO como a "sua Marca" e isso não acontece por acaso - desde o início da sua actividade que a empresa aposta fortemente na inovação, na qualidade dos seus produtos e na satisfação de todos os clientes. Foi esta a filosofia que caracterizou sempre a VALINHO, sendo hoje reconhecida como a empresa mais inovadora na área da transformação de carnes em Angola.

Quanto ao futuro, prevê-se um aumento do consumo, em consonância com a expansão do mercado alimentar angolano, graças ao incremento da economia do país e constante crescimento do PIB "per capita", o que permite, a pouco e pouco, o surgimento de uma classe média forte.

COMUNICAÇÃO

A primeira grande campanha de comunicação da VALINHO foi dedicada à gama Fiambres e surgiu em 2011, sob o mote "Fiambres do Cientista". Tratou-se de uma campanha "mass market" que gerou um aumento de notoriedade da Marca, enquanto que a forte aceitação da gama VALINHO junto dos angolanos, foi responsável pela crescente fidelização e empatia dos consumidores.

Em 2012, a VALINHO lançou outra grande campanha publicitária, desta vez com o objectivo de comunicar toda a gama de produtos - "A visita do Avô", que apostou na estratégia de valorização dos produtos "Made in Angola".

Em 2013, a Marca voltou a apostar numa campanha multi-meios, para comunicar o lançamento de uma nova gama de produtos - os "Fatiados", valorizando as vantagens da conveniência deste formato e, principalmente, a frescura da produção local.

vantagens competitivas

VALINHO é a Marca angolana, dentro do seu segmento, com maior expressão nacional e com produtos em que os angolanos depositam toda a sua confiança - os produtos que apreciam e recomendam. É uma Superbrand, líder de mercado, que possui uma ampla variedade de produtos de alta qualidade: fumados, charcutaria, fiambres, afiambrados, churrasco e presunto.

A empresa acredita que o sucesso da sua Marca só é possível graças à sua estratégia de produção de charcutaria de qualidade, com matéria-prima de excelência, que alia receitas tradicionais a tecnologias modernas de produção, com rigoroso supervisionamento de qualidade, e assentes em serviços organizados e numa distribuição própria fiável. A estes factores acresce ainda o facto de a VALINHO utilizar carne de origem angolana, promovendo desta forma o crescimento da economia local e o desenvolvimento da produção pecuária nacional, independente de mercados externos, de compromissos de importação e com uma maior autonomia de gestão.

VALINHO
sabia que?

Para produzir um chouriço VALINHO são necessários mais de 30 produtos diferentes, incluindo diversos tipos de cortes de carne de porco, condimentos, especiarias, entre outros.

Para além do Chouriço do Lubango, o Chouriço Picante do Cacuaco da VALINHO é o único produto de charcutaria que só existe em Angola, e é feito com gindungo Cahombo.

A Carnes Valinho S.A. tem um programa de formação de combate à malária e à febre tifóide, que abrange todos os funcionários da Empresa, bem como as suas famílias. O sucesso deste programa permitiu acabar com o absentismo por motivos de doença e erradicar os casos de malária entre os colaboradores. Para além da formação em sala, este programa ensina como se colocam redes mosquiteiras e oferece redes milimétricas, baldes e sacos de plástico para
o lixo, bidons para água, entre outros.

Desde 2018, o programa de mobilidade profissional MOB 2020 – desenvolvido pela VALINHO e pelo Grupo Primor –, já levou a Portugal mais de 40 angolanos de vários departamentos da Empresa, para receberem formação "on-the-job", com a duração de quatro a oito meses.

Carlos Ferreira - Nelson Abreu
Carlos Ferreira - Nelson Abreu

Carlos Ferreira
CEO

Nelson Abreu
Director-Geral

contactos