EXPANSÃO

2016

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

Não há boas decisões nem sociedades avançadas sem informação de qualidade. O foco do EXPANSÃO é contribuir para fazer de Angola um País cada vez mais e melhor informado, ajudando os leitores a terem uma perspectiva ampla e diversificada daquilo que se passa dentro e fora de portas. É por isso que, em cada notícia, em cada “estória”, em cada reportagem ou entrevista, todos os profissionais do EXPANSÃO colocam o melhor de si mesmos. Só assim os leitores podem aceder à melhor informação sobre a economia e as finanças do País e do mundo, nas várias versões em que o EXPANSÃO está disponível.

O EXPANSÃO é o jornal de confiança de todos os que se interessam por economia e negócios, em geral, e de gestores, quadros médios e superiores, políticos, académicos e estudantes, em particular.

A confiança no EXPANSÃO assenta em seis pilares fundamentais: Independência, Responsabilidade, Rigor, Verdade, Transparência e Seriedade. Estes seis substantivos retirados do seu estatuto editorial, conduziram o Jornal a uma posição ímpar na comunicação social angolana, que se pode resumir noutro substantivo: Credibilidade.

produtos e desenvolvimentos futuros

O EXPANSÃO é muito mais do que um jornal, ou uma Marca. O EXPANSÃO é um “promotor” de eventos e conferências, e é a “casa-mãe” de outros produtos editoriais que se afirmaram na sociedade angolana em geral e entre os seus empresários, gestores e decisores, em particular.

Hoje, além da edição em papel, o Jornal tem uma edição digital disponível em dispositivos IOS, Android e Windows, e está nas redes sociais. Logo que ultrapassados alguns constrangimentos que têm afectado o seu sítio na Internet, o EXPANSÃO vai apostar ainda mais e melhor no mundo digital, oferecendo informação importante adicional a quem quer saber o que se passa em Angola, em África e no Mundo – porque o Jornal acredita que o País se quer afirmar como um actor de direito próprio nos sectores onde actua.

O EXPANSÃO pretende reforçar a informação actualizada sobre “commodities”, mercados, divisas, empresas, gestão, capital humano e tendências no mundo dos negócios. Quer ter um papel activo na formação dos gestores e decisores do futuro, pelo que lhes promete dar ainda mais e melhores conteúdos sobre economia e sobre as ferramentas que lhes permitem levar os seus projectos a bom porto.

O EXPANSÃO foi inovador quando lançou o tema das universidades, através da criação de uma secção própria. E vai inovar de novo neste sector, numa altura em que cresce a oferta de escolas e cursos, num País que precisa cada vez mais de gente qualificada para fazer face aos desafios que se avizinham.

E, porque a opinião também conta e forma, o EXPANSÃO tem colunistas reputados nas suas páginas e no seu site. Esta é outra das apostas que tem feito e que pretende reforçar: continuar com os melhores e “abrir” a porta a tantos outros talentos que existem no País e que não têm forma de mostrar o seu valor.

mercado

“Se saiu no EXPANSÃO, é porque é verdade”. Não é incomum ouvir esta declaração por parte de tantos leitores – dos mais diversos níveis sociais e etários. E este é o maior “prémio” e o maior elogio que o Jornal, os seus jornalistas, gráficos, fotógrafos e toda a equipa pode receber. É um sinal da credibilidade que o Jornal tem e da importância que “conquistou” na sociedade angolana que, todas as sextas-feiras, aguarda que o EXPANSÃO esteja na “rua” para conhecer as “últimas” e as mais “frescas” da semana. Mas a humildade também faz parte dos valores da Marca é por isso que o EXPANSÃO sabe que tem, hoje, vários produtos concorrentes no seu segmento. Mas a concorrência é, para o Jornal, um sinal salutar, desejado e bem-vindo. É um estímulo para todos os que fazem dele a sua segunda casa, tantos dias. E é também um sinal que o mercado que o EXPANSÃO tem vindo a “abrir” – a informação económica e financeira – está de boa saúde.

O Jornal promete continuar a liderar, pelo menos, na qualidade, na notícia e na marcação da agenda do País. O EXPANSÃO sabe que é isso que o mercado e o País esperam dele.

COMUNICAÇÃO

No último ano, a comunicação do EXPANSÃO privilegiou o lançamento da sua versão digital e o facto desta poder ser paga em kwanzas.

Sob o lema “Velhos hábitos, novas leituras” o Jornal líder em economia e negócios de Angola, foi o primeiro órgão de comunicação social do País a disponibilizar, em Novembro de 2015, uma aplicação exclusiva para “tablets”e “smartphones”, no âmbito de uma estratégia de proximidade com o leitor.

“Vivemos numa época de grande mobilidade. Muitas vezes os leitores do EXPANSÃO encontram-se em locais onde o jornal em papel não chega. Com a nova aplicação, o EXPANSÃO passará a estar onde estão os seus leitores. Basta uma ligação à Internet para aceder aos conteúdos do Jornal, a qualquer hora e em qualquer lugar. E mesmo “offline” será possível consultar as edições já descarregadas”, explicou na ocasião o director do EXPANSÃO, Carlos Rosado de Carvalho.

Em mais um passo pioneiro, em Maio de 2016, a assinatura do EXPANSÃO digital passou a poder ser paga em kwanzas via Multicaixa e PayPal.

vantagens competitivas

A maior vantagem competitiva do EXPANSÃO é ser uma “pedrada no charco” todas as sextas-feiras, na edição em papel, e todos os dias nas plataformas “web”.

O reconhecimento da qualidade do Jornal e do trabalho dos seus profissionais está expressa em prémios e distinções que tem recebido ao longo dos anos, entre eles: o Prémio Maboque para o Melhor Jornalismo; um Diploma de Mérito da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto; as Menções Honrosas da Liga de Jovens Empresários e Executivos de Angola, da AADIC – Associação Angolana dos Direitos dos Consumidores e da Associação dos Empreendedores de Angola; e a FILDA já o premiou pela melhor cobertura do evento.

Mas a preferência por parte dos leitores e a percepção de que, cada vez mais, as empresas, os decisores, os gestores, os académicos e os estudantes o procuram, é aquilo que lhe dá “força” para manter a “chama acesa”.

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos