Edições

N’GOLA

2016

A N’GOLA é uma Marca do portefólio de cervejas do Grupo Castel em Angola, e ambiciona atingir o estatuto de Marca de culto, reconhecida por representar um produto de qualidades únicas, e um marco de identificação de uma região e um povo, procurando desse modo ser a primeira escolha do consumidor na categoria de cervejas.

N’GOLA
valores da marca

A 11 de Maio de 1974, na Huíla, nasceu uma cerveja que se tornou um ícone da região que a viu nascer: N'GOLA.

Na língua quimbundo, a palavra Ngola significa força. No Kikongo significa rigor, robustez, fortaleza ou força. Na história de Angola, Ngola foi o título de um Rei Mbundu, o Rei Ngola Kiluange kya Samba, cujo o aportuguesamento do nome deu origem à palavra Angola.

É sobre essas matrizes que a cerveja N'GOLA se posiciona no mercado: como uma Marca de força, que resiste às adversidades, fiel aos seus consumidores, aos seus valores e às suas características intrínsecas, que a distinguem das restantes cervejas angolanas.

O seu aroma sofisticado, a sua frescura inigualável e o seu sabor único, fazem dela a “Lager Beer” mais apreciada no país, justificando assim o seu slogan: N’GOLA é Angola.

A excelência é o mínimo que a Marca exige: desde a escolha das melhores matérias-primas, ao seu rigoroso processo de transformação, que resultam numa cerveja excelente para consumo.

Juntamente com o orgulho da mão-de-obra que a trabalha, e com os ingredientes da mais elevada qualidade, é inevitável referir que em todo o processo que culmina com a fabricação desta excelente cerveja, a Mãe-natureza tem um papel crucial, pois brindou a região da Tundavala com uma água inigualável.

A Marca ambiciona ser sempre a primeira escolha do consumidor. E mais do que isso, ser um marco de identificação da região e do povo, ser uma Marca de culto: a fortaleza da qualidade da cerveja na região Sul do País.

produtos e desenvolvimentos futuros

A cerveja N’GOLA pode ser apreciada em garrafas retornáveis de 310ml e no formato único em Angola de 500ml, que os consumidores carinhosamente apelidaram de “túbia”. A garrafa de 310ml também pode ser encontrada em formato não retornável.  Para os apreciadores de um bom fino, a N’GOLA comercializa barris de 50lts e 30lts.

Qualquer que seja a escolha do consumidor, em garrafa ou em fino, este estará sempre diante de uma cerveja única no seu aroma e paladar.

mercado

A cerveja N’GOLA é fabricada na cidade do Lubango,  província da Huíla, mas a sua qualidade permitiu que conquistasse toda região Sul do País. Nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene, a Marca detém cerca de 90% da quota de mercado. Cuando-Cubango, Benguela e Huambo já têm, também, uma presença bastante forte da Marca. Mesmo sem estar implantada ainda em outras Províncias, a cerveja N’GOLA é consumida, embora em pequena escala, por quase todo o país.

COMUNICAÇÃO

A Marca N’GOLA é original e dinâmica. As suas campanhas de comunicação são sofisticadas e joviais, por vezes arrojadas para transmitir maior emotividade e permitir uma conexão e interacção com o público-alvo que pretende atingir. Focam-se sempre na região que a viu nascer, seja através de paisagens ou da presença de figuras públicas ligadas umbilicalmente à região.

A comunicação da Marca procura ser sempre diferente, passando por vários meios, como TV, material e decoração de pontos de venda, pinturas de paredes e muros, rádio, entre outros. Acções inovadoras, como a criação do festival de música N’GOLA Live, os concursos Miss Cerveja N’GOLA e DJ N’GOLA, por exemplo, são fundamentais para um relacionamento envolvente entre a Marca e o consumidor. A N’GOLA está sempre presente no quotidiano dos habitantes do Sul de Angola. As acções sociais com a Miss Cerveja N’GOLA (Cicilley de Sousa), o apoio aos eventos culturais com o rosto masculino da Marca (músico da produtora Galáxia, Melvin), bem como o patrocínio aos desportistas locais (piloto de Superbikes Erikson Carvalho e antiga campeã angolana em maratonas, Ana Isabel), são exemplos de algumas das activações da Marca. Paralelamente, a cerveja realiza vários “happy hours”, caldos e festas nos vários pontos de venda N’GOLA. As festas da Nossa Senhora do Monte, que acontecem anualmente em Agosto no Lubango, albergam inúmeras actividades sociais, recreativas e desportivas ao longo do mês e têm a N’GOLA como o seu principal parceiro, há mais de 10 anos. As Festas do Mar no Namibe e as Festas de Ondjiva são também coloridas e enriquecidas com a presença da Marca. O aspecto social das comunidades em que está envolvida, é outra das bandeiras da Cerveja. O apoio a lares de crianças e idosos, escolas e projectos culturais e desportivos, indicam a materialização das acções sociais dos profissionais da N’GOLA.

vantagens competitivas

A qualidade da cerveja N’GOLA, já premiada internacionalmente por diversas vezes, é apenas um estímulo para a Marca, que ambiciona um melhoramento e superação contínuos, que vão desde a qualidade das suas matérias primas, como a água que utiliza, à distribuição da Marca e formação de recursos humanos. A água da Tundavala, com que é produzida a cerveja N’GOLA, nasce a aproximadamente 2000 metros de altitude e as suas características físicas são ideais para o fabrico de cerveja. A N’GOLA garante a entrega rápida e gratuita do produto ao cliente, graças a um sistema de distribuição dinâmico e eficiente que está implementado na região Sul e cobre aproximadamente 420.000 km2. Há mais de um ano, que a N’GOLA forma gratuitamente os funcionários de vários estabelecimentos onde é vendido o fino N’GOLA. A formação contempla matérias que vão da higiene ao funcionamento e manuseamento das máquinas.

N’GOLA
sabia que?

• A Miss Angola 2015, Whitney Houston Abreu, foi concorrente mas não conseguiu ganhar o concurso de Miss Cerveja N’GOLA 2014. Tem sido uma promotora activa da Marca e foi modelo numa das suas campanha, em 2014, intitulada as "Maravilha da Huíla".  Irá com certeza voltar a representar a Cerveja após o ciclo de Miss Angola.

• N’GOLA é a única Marca de cerveja em Angola que não tem minis (250 ml), e a única que tem "grandes" (500 ml ) – designada na gíria como "Grande Túbia d’Angola".

• Existe no Lubango um ponto de referência sobejamente conhecido como "a curva da garrafa", onde está localizada uma garrafa da N’GOLA em grande escala. Esta garrafa foi restaurada em 2014.

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.