SISTEC

2019

A SISTEC disponibiliza as melhores soluções tecnológicas para o mercado angolano, comercializando produtos e serviços destinados ao segmento corporativo e de retalho. Fundada há 29 anos, cedo se posicionou como uma empresa inovadora, tendo como diferencial a qualidade e a assistência técnica prestada.

SISTEC
valores da marca

Desde a sua criação, em 1991, que a Marca adoptou o lema “Soluções”, representativo do ADN da empresa. De forma criativa e resiliente, a SISCTEC foi crescendo, diversificando as suas áreas de actuação e construindo um relacionamento com os seus clientes que dura até hoje, sendo reconhecida como uma das Marcas de maior notoriedade em Angola.

Um dos atributos mais importantes da SISTEC é a assistência técnica que oferece a todos os produtos que comercializa, dando resposta a pedidos de reparação ou de reposição de peças, satisfazendo e fidelizando, deste modo, várias gerações de clientes, ao longo dos tempos.

Não obstante, a SISTEC também se destaca positivamente pelas suas boas práticas de gestão, honrando escrupulosamente todos os compromissos para com o Estado, fornecedores e colaboradores. Esta forma ética de gerir, sustentada e assente em resultados reais, é a materialização da responsabilidade social da organização para com Angola, os agentes económicos e a sociedade.

A formação contínua dos seus colaboradores é outro dos pilares que fazem da SISTEC uma Marca de Excelência. No sector Corporate, este processo evolutivo começa nos laboratórios, com o Programa Trainee para estagiários, e progride para outras formações em Angola e no exterior, destinadas a quadros seniores. Este alavancar de competências técnicas adstritas a funções de maior responsabilidade, habilita os colaboradores da SISTEC a co-gerir projectos tecnológicos em parceria com as melhores multinacionais do mundo, nos segmentos de informática, tecnologia e telecomunicações.

produtos e desenvolvimentos futuros

Como empresa de sistemas e tecnologias, a SISTEC sempre se posicionou no segmento Corporate como uma software house em Angola. Neste âmbito, foram inúmeros os programas que desenvolveu para o mercado. No final do 1.º semestre de 2019, lançou um ERP – um sistema de planeamento de recursos corporativos - adaptado pelos programadores da empresa ao mercado nacional. Este software de gestão, destinado a todos os segmentos empresariais, é certificado pela AGT e permite também efectivar a transição para o IVA. Para a Banca, a solução criada mais recentemente foi a Fusion Trade Innovation, desenvolvida em parceria com a fintech Finastra. Esta solução foi criada para desburocratizar o processo de importação, através da informatização de várias etapas necessárias à emissão das cartas de crédito (CDI’s).

Outro segmento onde a SISTEC se posicionou foi o das fotocopiadoras, detendo as marcas Konica Minolta e RISO, com uma moderna loja dedicada a estes produtos, no Maculusso. A oferta contempla soluções de impressão para ambientes corporativos, podendo o cliente optar por contratos de leasing com assistência técnica.

A SISTEC representa também a Technogym, fabricante italiano de máquinas de ginásio de elevada fiabilidade, fornecedor oficial dos Jogos Olímpicos, desde a edição de 2000. Os equipamentos Technogym destacam-se pelo seu design e alta performance.

mercado

Em consequência da crise económica, a empresa implementou um plano de contingência que garantiu a sua viabilidade, obrigando a uma reestruturação que levou ao encerramento de algumas unidades de negócio. Contudo, a SISTEC reinventou-se e consolidou--se, concentrando os seus recursos técnicos e humanos nas áreas mais lucrativas, garantindo o retorno financeiro necessário para reinvestir em novos projectos estruturantes.

Contrariando a tendência macroeconómica negativa, a divisão de Corporate da SISTEC cresceu nos últimos dois anos. Os bons resultados advêm das novas soluções tecnológicas para a Banca e da oferta de software de gestão para o mercado empresarial, reforçados pelo retorno em segmentos mais tradicionais, como as telecomunicações e a assistência técnica, onde a empresa já tem uma operação implementada há muitos anos.

No Retalho, novos projectos estão a nascer, com destaque para a recente reinauguração da loja do Belas Shopping. Este renovado espaço comercial apresenta um novo e moderno layout, de acordo com a expectativa que uma loja de tecnologia e gadgets suscita. A oferta contempla as últimas novidades de telemóveis, televisões, colunas portáteis e profissionais, computadores, acessórios, instrumentos musicais e outros produtos inovadores.

Até ao início do próximo ano, também a loja sede da SISTEC no Maculusso será ampliada e renovada, proporcionando uma melhor experiência de consumo, no coração de Luanda.

COMUNICAÇÃO

Em Junho de 2019, a SISTEC lançou a primeira newsletter mensal, destinada a informar os seus públicos interno e externo. Constituída por notícias breves que cobrem os diferentes sectores da empresa, este é um meio importante que posiciona a Marca, através de conteúdos inovadores e relevantes.

Ainda este ano, a SISTEC desenvolveu outras açcões de marketing, integrando, simultaneamente na mesma estratégia, diversas ferramentas como a comunicação institucional, relações públicas e publicidade, para melhor amplificar a sua mensagem e fidelizar audiências. De destacar, as acções de patrocínio a eventos corporativos, a participação em feiras e fóruns, as entrevistas e a comunicação online e offline.

O patrocínio de projectos culturais e desportivos reforça as políticas de responsabilidade social da Marca. Em 28 anos de vida, a SISTEC apadrinhou desde a Campanha Nacional de Aeróbica, em 2015, ao patrocínio de diversas edições da corrida de São Silvestre, em Luanda, para além do suporte permanente ao clube “O Maculusso”. Esta associação desportiva é exclusiva a atletas femininas, tendo algumas alcançado as selecções nacionais de basquetebol e andebol.

vantagens competitivas

A certificação ISO 9001:2015 foi a mais impactante vantagem competitiva adquirida pela SISTEC, ao longo de 2019. Esta norma constitui o efectivo reconhecimento das boas práticas de gestão e do cumprimento normativo da empresa. A aplicação da certificação ISO 9001:2015 outorgada pela Bureau Veritas, teve um impacto real na simplificação de processos da SISTEC, reforçando a confiança relativa aos produtos e serviços que a empresa disponibiliza ao mercado, com particular destaque para clientes, parceiros e fornecedores internacionais. Com esta certificação, a SISTEC pretende estar em compliance com as melhores práticas de gestão.

SISTEC
sabia que?

O Centro de Formação Profissional da SISTEC é o mais antigo a ministrar cursos tecnológicos em Angola. Já formou mais de 50.000 pessoas, em quase três décadas de actividade.

A SISTEC já teve uma intensa actividade industrial nos anos 90, tendo chegado a montar computadores e televisões, e a fabricar cofres, muitos deles ainda em uso.

A loja de som profissional SISTEC, no Maculusso, tem artigos especializados para clientes profissionais, como Dj’s, músicos, produtores, técnicos, locutores de rádio e apresentadores de televisão.

RICARDO FERNANDES
RICARDO FERNANDES

Director de Marketing Comunicação
e Imagem

contactos