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GINGA

2019

GINGA é uma Marca de café da empresa Angonabeiro, uma unidade de negócio do Grupo DELTA CAFÉS, criada em 1998 e cuja alteração de imagem, em 2011, teve como objectivo devolver o prestígio internacional ao café angolano. A Angonabeiro é hoje líder do mercado de cafés torrados em Angola, assegurando a compra da produção para o seu abastecimento em Angola.

GINGA
valores da marca

Sendo uma empresa da Delta Cafés, a Angonabeiro opera de acordo com as boas práticas do Grupo a que pertence. Assim, a empresa procura implementar normas e procedimentos idênticos aos praticados pela Delta Cafés em Portugal, ajustando-os, naturalmente, ao contexto social, económico e político de Angola. A Angonabeiro assegura a sustentabilidade dos produtores de café em Angola, apostando na construção de infra-estruturas, tais como furos, poços e fornos nas zonas de café. Trata-se de um investimento que se insere na política de responsabilidade social da empresa, e que visa o apoio a projectos comunitários, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos pequenos e médios produtores de café, assim como das respectivas famílias e restantes moradores das aldeias. Para além disso, contribui para o desenvolvimento das comunidades produtoras, fomentando a escolarização e a capacitação dos produtores, promovendo também a gestão racional de recursos naturais e a não poluição dos solos.

A Marca GINGA é inspirada numa das principais figuras históricas de Angola e no seu ADN encontramos o incentivo aos produtores de café nacionais e a contribuição para um acesso cada vez mais fácil ao melhor café do País. Por tudo isto, a Marca mantém um lugar muito especial no coração de todos os angolanos.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Marca GINGA está presente no mercado através de uma gama bastante alargada de café torrado em grão, moído e solúvel. Os principais blends da Marca são o Muata, o Lobito, o Muxima e o Bwe. De origem 100% angolana, estes lotes de café visam alargar o consumo de café a uma fatia cada vez maior da população, através de produtos de grande qualidade, enquanto contribui para o desenvolvimento de Angola.

A aposta mais recente da Marca é o GINGA 3 em 1 que junta café, leite em pó e açúcar numa só saqueta, para maior conveniência e a um preço bastante acessível. O produto é comercializado em caixas de 10 unidoses de 17 gramas, permitindo uma utilização prática e funcional. Basta juntar água ao conteúdo da saqueta, para obter um delicioso café cremoso, com o aroma e sabor refinado a que a GINGA já habitou os seus consumidores. Este novo formato pretende chegar a todos os angolanos que já consomem café e também àqueles que preferem um sabor mais suave e adocicado, preservando ao mesmo tempo o aroma do café torrado. O produto é adequado a qualquer momento do dia, oferecendo ao consumidor a energia de um café, de forma rápida e simples. O produto está disponível no retalho formal e também nos mercados informais.

mercado

Após a independência de Angola, o café angolano perdeu muito do seu prestígio nos mercados internacionais. Quando, em 1998, a Angonabeiro entrou no mercado angolano, deparou-se com a falta de formação dos quadros e uma significativa falta de matéria-prima. Para contrariar esta conjuntura, a empresa apostou na recuperação de infra-estruturas, na formação de recursos humanos e na oferta de meios técnicos para recuperar a cafeicultura em Angola. Para além disso, a empresa tem acompanhado os produtores locais, desde a plantação à colheita, para garantir que a qualidade do café e financia, inclusivamente, pequenos produtores sem comissões adicionais. No sentido de garantir o escoamento do produto dos seus fornecedores, a Angonabeiro celebra contratos de compra de café, nos quais são definidos os preços em função das cotações do mercado internacional. Esta iniciativa oferece segurança ao produtor, uma vez que lhe permite, logo à partida, assegurar uma margem para o seu negócio. Este procedimento contribuiu, definitivamente, para que muitos camponeses, agricultores e produtores tenham voltado à cafeicultura, que até aí estava praticamente abandonada.

COMUNICAÇÃO

A Marca GINGA é uma homenagem à Rainha GINGA, que governou os reinos de Ngongo e Matamba, ficando conhecida pela sua excentricidade e espírito guerreiro. A ilustração da Rainha e o logótipo da Marca foram criados de forma a tornar mais icónica e expressiva toda a gama de cafés GINGA. A imagem da Marca reforça a sua ligação a Angola, uma vez que, do ponto de vista gráfico, todas as embalagens foram formuladas com as cores marcantes do País – vermelho, amarelo e preto. GINGA é uma Marca que estimula a proximidade com os seus clientes e consumidores. Tal como a Marca Delta em Portugal, a Marca angolana aposta numa criteriosa estratégia de patrocínios, apoiando projectos de interesse local, promovendo, dessa forma, o envolvimento emocional com o consumidor.

Actualmente, a Marca GINGA continua empenhada em contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria angolana de café, nomeadamente, através da sua adesão ao programa "Feito em Angola" que potencia o desenvolvimento da indústria nacional.

Na comunicação da Marca há a destacar algumas iniciativas, como a acção “GINGA às Costas” – que percorreu vários mercados informais de Luanda e promoveu a degustação do café GINGA junto dos consumidores – e o patrocínio dos campeonatos Gira Bairro e Mundial de Andebol.

vantagens competitivas

A Angonabeiro é uma empresa que assegura a sua competitividade com base no equilíbrio das variáveis económica, social e ambiental, tendo contribuído significativamente para a recuperação do prestígio internacional do café angolano. Há 15 anos que a empresa desenvolve um trabalho pioneiro ao nível da cultura de café no País, identificando as zonas com potencial para plantação de café, promovendo parcerias com agricultores locais, concedendo apoios financeiros para o arranque da campanha e contribuindo logisticamente na fase de descasque e benefício do café. Este trabalho continuado tem contribuído para o desenvolvimento económico de populações agrícolas no interior de Angola e estimulado a fixação das mesmas no meio rural.

As vantagens competitivas da Marca GINGA são muitas e diversas, mas talvez as mais importantes sejam o facto do seu café ser produzido em Angola e só utilizar café 100% angolano. Os consumidores angolanos reconhecem no café GINGA uma Marca genuína e irreverente mas é o facto de ser angolana, de incorporar os valores angolanos e de contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional, que fortalece, verdadeiramente, a ligação que têm com a Marca.

GINGA
sabia que?

• A Angonabeiro lidera o mercado de cafés torrados em Angola e promove a produção de café verde, mediante o apoio directo aos pequenos e médios produtores, assegurando a compra das suas produções para abastecer a empresa em Angola, assim como para exportar para Portugal.

• A Angonabeiro produz mais de 200 toneladas de café torrado por ano, utilizando apenas metade da capacidade instalada e tem mais de 100 colaboradores (95% contratados localmente).

• O economista Manuel Ricardo Miranda decidiu escrever a história da Rainha GINGA, numa obra intitulada "A primeira nacionalista angolana.".

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