Num mundo cada vez mais competitivo, a diferenciação é um dos elementos mais relevantes para as empresas.
As Marcas de Excelência destacam-se por serem empreendedoras, por se basearem em marketing criativo e por apresentarem produtos de qualidade superior. São Marcas excepcionais, que se destacam, elevando-se ao estatuto de Superbrands.

Uma Superbrands é uma Marca de Excelência, que se distingue no mercado em que opera por ter características que a destacam da sua concorrência, dando-lhe um lugar de destaque no mercado.

Uma Superbrand é, por isso, muito mais que um produto um serviço prestado, conseguindo afirmar-se como uma paixão e um desejo activo na mente dos consumidores.

A Superbrands, fundada em 1994, visou, desde o seu início, realçar o papel das Marcas que actuam acima da média das Marcas nos respectivos mercados, avaliadas através da visão do Consumidor e de um Conselho independente de profissionais em cada um dos países em que actua. As Marcas mais bem avaliadas pelo Conselho e pelos Consumidores são então eleitas como Superbrands.

Não existe uma fórmula única para ser uma Superbrand, nem para manter esse estatuto ao longo do tempo. Contudo, a Superbrands acredita que uma Marca excepcional é aquela que oferece significativas vantagens, reais e emocionais, face às Marcas concorrentes, que de uma forma consciente ou inconsciente, os consumidores preferem, desejam, reconhecem e repetidamente procuram.

As Marcas podem ser eleitas como Superbrands por motivações muito distintas: pela sua ampla notoriedade e pela sua omnipresença em Media, fruto dos investimentos (o peso dos GRPs - Gross Rating Points), pela relevância de uma oferta que traz ao mercado, pelo seu património histórico numa determinada sociedade, ou pelas suas boas práticas consistentes em termos de marketing.

Cada vez mais o branding é assumido como um importante indicador de relevância para o sucesso das organizações, reflectindo claramente a visão, a perspectiva de negócio e os valores da empresa. Estes valores e os seus factores de diferenciação serão depois transpostos e incorporados em propostas de valor dos produtos e serviços que apresentam.

O valor da Marca emana da sua capacidade de afirmar um significado único junto dos consumidores, baseando-se em critérios tangíveis e intangíveis.
É, por isso, importante perceber que a Marca tem uma importante componente intangível, emocional, uma vez que a classificação que cada consumidor atribui varia consoante as suas sensações, experiências e percepções individuais. Daqui, destaca-se a importância de valorização da Marca através da sua diferenciação e relevância no mercado.
Por isso, a criação de uma Marca com valor exige tempo – tempo em que a mesma vai adquirindo significado, construindo prestígio junto dos consumidores, e os elementos vão maturando, sendo reconhecidos e uniformizados - e coerência - a capacidade de se expressar e de entregar diariamente os valores e a promessa que fez ao mercado. No decorrer deste processo, a Marca assume uma posição de destaque na mente do consumidor, a partir do momento em que responde às suas necessidades e aspirações.
A Superbrands publicou estudos de caso de mais de 15 mil Marcas, em cerca de 89 países. Numa abordagem geral, é interessante verificar que, mesmo utilizando estratégias diferentes, os denominadores comuns para se chegar à excelência são sempre os mesmos: um produto ou serviço de qualidade, que oferece benefícios, que cumpre as suas promessas, gera notoriedade, assume uma personalidade e uma escala de valores, e, sobretudo, permanece fiel aos seus princípios.

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