Edições

TIO LUCAS

2023

TIO LUCAS é uma Marca que se identifica com Angola e com os angolanos, e que procura fornecer produtos nacionais fortificados e enriquecidos, de elevada qualidade e vendidos a um preço justo. Tem como foco a produção de cesta básica, sendo a mais antiga das Marcas que compõem o portfólio da empresa Carrinho. Foi também a primeira Marca a ser produzida no Parque Industrial da Empresa.

TIO LUCAS
valores da marca

“Tio” é um termo culturalmente carinhoso para designar indivíduos que são membros da comunidade com quem podemos estabelecer um relacionamento de respeito e confiança, tais como vizinhos, pessoas mais velhas, entre outros. Foi neste conceito que a família Carrinho se inspirou para criar a Marca TIO LUCAS, uma Marca que se identifica com Angola e com os angolanos. O seu grande objectivo é a produção de cestas básicas, sendo a mais antiga das Marcas detida pelo Grupo Carrinho e a primeira a ser produzida no seu Parque Industrial. A Marca procura fornecer a todos os seus clientes alimentos fortificados e enriquecidos, com alta qualidade e baixo custo. 

Assim como o “Tio” da comunidade, a TIO LUCAS está sempre ao lado dos seus clientes, preocupando-se com eles, fazendo-os sentir confortáveis e optimistas, com sentido de humor. Para isso, a Marca assume três importantes personalidades: o “Herói", sempre pronto a enfrentar qualquer desafio, que simboliza a capacidade de nos reinventarmos e investirmos sem medo; o "Cuidador", uma solução para promover uma vida melhor para os clientes, não medindo esforços para que isso aconteça e para tornar Angola auto-suficiente e com fortificação alimentar; e o "Brincalhão", com o objectivo de levar alegria ao mundo, graças ao seu perfil divertido, alegre e irreverente.

produtos e desenvolvimentos futuros

TIO LUCAS é a Marca em que os angolanos confiam para ter alimentos nutricionalmente fortificados que os ajudam a aproveitar o melhor da vida. O seu grande objectivo, pelo qual trabalha todos os dias, é tornar-se a Marca de alimentos mais confiável de Angola que, simultaneamente, cria oportunidades de desenvolvimento para empresas locais.

A Marca TIO LUCAS está focada na produção da cesta básica, procurando unir as comunidades para a produção de milho, trigo, feijão e arroz. A Marca pretende desenvolver mais projectos em mais comunidades, aumentando o seu número de produtores, investido ainda na comercialização dos seus produtos, através da criação de embalagens mais adequadas à sua comercialização no mercado formal e informal. Além disso, o Grupo está a construir um segundo complexo industrial que terá o dobro da capacidade de produção do complexo industrial actual em Benguela, passando de 2,4 para 4,8 milhões de toneladas por ano. Isso permitirá à Marca crescer, não só no mercado nacional, mas também no internacional.

mercado

Como um projecto de excelência, a Marca TIO LUCAS iniciou, em 2020, um novo caminho através de sua unidade de negócios, a Carrinho Agri, um elemento impulsionador no processo de transição agrícola em Angola. A Carrinho Agri é constituída por uma vasta equipa de técnicos agrícolas altamente qualificados que, junto com os produtores locais, estão focados na produção de todos os produtos que impactam directamente a alimentação diária das famílias angolanas, incluindo culturas de milho, feijão, soja, trigo e arroz. A Carrinho Agri está totalmente comprometida com a reintegração da agricultura familiar na economia nacional, que já representa cerca de 80% da sua produção total.

Actualmente, a Marca TIO LUCAS conta com 58.000 produtores registados e prevê chegar a 150.000 até o final de 2023, em 10 províncias de Angola. Graças à colaboração de milhares de famílias agrícolas angolanas, a fuba de milho amarelo e branco produzida pela Marca TIO LUCAS é 100% nacional. 

Esta é a primeira de muitas conquistas que a Marca pretende atingir para se tornar a primeira Marca alimentar 100% angolana.

COMUNICAÇÃO

Inspirada na visão do Grupo Carrinho e no seu slogan "Porque Angola Merece o Melhor", nasceu a essência da Marca TIO LUCAS, 

"O Nosso Cota". Uma Marca confiável, saudável e acessível que, ao longo dos anos, procura satisfazer e nutrir as famílias angolanas, criar valor, servir e apoiar as comunidades locais, promover a administração comunitária e estar presente no dia-a-dia dos seus clientes através dos seus produtos de cesta básica.

Um dos valores da Marca é o seu compromisso em atender às necessidades e expectativas dos seus clientes. Como disse a Tia Mariana Ndongoloca: "faço compras na Bem Barato há dois anos, e TIO LUCAS é a minha Marca de confiança. Gosto dos produtos, são bastante acessíveis e têm qualidade. Em minha casa produto é TIO LUCAS". Com foco no slogan "O Nosso Cota", a Marca TIO LUCAS quer continuar a ser uma presença diária na vida de todos os angolanos.

vantagens competitivas

A Marca TIO LUCAS tem como objectivo ser a Marca “do campo para a mesa”, graças à integração local de toda a sua cadeia de abastecimento. Desde o campo (origem), passando pela transformação, embalamento, transporte e comercialização, a Marca assume e controla todo o processo localmente. A Carrinho Agri, através da sua ampla equipa de técnicos agrícolas altamente qualificados, e juntamente com os agricultores locais, faz o acompanhamento da produção de toda a matéria-prima que é depois transformada e embalada no complexo industrial do Grupo.

TIO LUCAS
sabia que?

A Marca TIO LUCAS foi oficializada no dia 5 de Outubro de 2016 e começou a sua actividade com a importação e embalamento de produtos a granel.

A partir de 2019, com a inauguração do Complexo Industrial da Carrinho, a Marca TIO LUCAS passou a fazer localmente o processamento, transformação e embalamento dos seus produtos.

Em 2022, a Marca TIO LUCAS começou a comprar feijão nacional para integrar o seu portfólio de produtos.

IURY AMOR RODRIGUES
IURY AMOR RODRIGUES

Chefe do Departamento de Marketing e Comunicação

contactos