Edições

SAPO

2013

21 anos depois, o SAPO está no mercado com a maturidade de um sólido "know-how" digital. Criativo e inovador, o SAPO continua a apostar na criatividade, no pensamento fora da caixa, na inovação, na tecnologia, mantendo-se cada vez mais perto dos seus utilizadores.

SAPO
valores da marca

O principal objectivo do portal Sapo Angola é, desde o seu lançamento, promover a utilização da internet e massificar o acesso à banda larga, enquanto ferramenta de conhecimento e desenvolvimento da sociedade de informação, pela promoção e produção de mais e melhores conteúdos multimédia, com forte teor local.

O posicionamento e o compromisso máximo do Sapo Angola é continuar a ser o portal de referência dos angolanos. Com uma oferta de serviços gratuitos e conteúdos de qualidade, o Sapo Angola procura manter-se próximo da cultura e tradições angolanas, com uma abordagem tecnológica, jovem e inovadora. Tornar a vida mais simples, inovar, divertir, informar e promover a identidade do país são os principais valores da Marca Sapo a um nível global.

produtos e desenvolvimentos futuros

Uma sociedade mais digitalizada permite um maior acesso à informação e, consequentemente, fomenta o conhecimento, produz riqueza e contribui para um aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Por esta razão, a capacidade de difusão e de acesso à informação, revela-se determinante na construção de uma sociedade de conhecimento globalizada.

No sentido de inovar e antecipar o mercado, o Sapo tem sido sempre pioneiro, nomeadamente através do lançamento do primeiro portal português (1995), do portal mobile HTML (2007) e do portal IPTV em Portugal (2008).

A equipa Sapo, ao longo dos seus 17 anos de existência, acumulou um conjunto de capacidades distintas que têm sido demonstradas com o lançamento de diversos projectos de sucesso. Os seus conhecimentos técnicos permitem, também, dispo-nibilizar uma arquitectura de produtos

e serviços multi-plataforma e multi-

-território. A receita para este sucesso assenta em seis áreas de actuação prioritárias: conteúdos editoriais de excelência e parcerias estratégicas, pesquisa, serviços de comunicação (Mail), comunidade (Fotos, Vídeos e Blogs), serviços de classificados (Emprego, Casas e Automóveis) e presença multi-plataforma.

O portal Sapo Angola aposta no desenvolvimento de conteúdos de lazer e entretenimento exclusivos, integrados em sites temáticos, tais como, Banda, Desporto, Mulher, Viajar, Sabores, Astral, Saúde, entre outros, e conteúdos especi-ais como o Miss Angola, Especial FILDA, Angola Fashion Week, entre outros.

Atento às tendências mundiais e locais no que toca às inovações tecnológicas, o Sapo Angola aposta também nos equipamentos móveis, lançando uma nova versão do portal Sapo para telemóvel, disponível em m.sapo.ao, que inclui diversos conteúdos também em formato mobile, nomeadamente, o canal Sapo Desporto Angola, disponível em m.desporto.sapo.ao.

A Marca pretende expandir e diversificar as parcerias com os órgãos de comunicação social de referência, enriquecendo a rede de conteúdos e garantindo que os utilizadores têm acesso a toda a informação a partir de um único sítio, bem como estabelecer novas parcerias em áreas temáticas não noticiosas que permitirão aos utilizadores ter acesso a informação institucional e de entretenimento de relevância (Jovens, Estudantes, Música, Lazer e Cultura, entre outros). O enfoque na satisfação de necessidades específicas da comunidade angolana é também uma das apostas do Sapo Angola, que pretende reforçar a sua posição no mercado através do desenvolvimento de conteúdos e serviços em diversas plataformas emergentes (smartphones e tablets), nomeadamente através da disponibilização dos conteúdos em formato web adaptado a estes dispositivos móveis e também através de aplicações nativas para Apple e Android.

mercado

O Sapo Angola é já um sucesso nas preferências dos utilizadores, tanto em Angola, como na diáspora. Os números são bem reveladores da importância que esta Marca tem no quotidiano dos seus utilizadores: mais de 300 mil visitantes únicos por mês e 4 milhões de páginas vistas. Os serviços de mail, de fotos e vídeos têm vindo a ganhar cada vez mais preponderância local: contam, actualmente, com 40 mil utilizadores de mail Sapo, mais de 500 mil fotografias e 60 mil vídeos. O portal Sapo Angola enquanto agregador dá visibilidade às notícias de todos os parceiros da rede Sapo: Angop, Edições Novembro (Jornal de Angola e Jornal dos Desportos), TPA, RNA, Grupo Medianova (O País e Rádio Mais), Expansão, Sol Angola, Economia e Mercado, Afro-Music Channel, Platina Line, entre outros.

O Sapo Angola está aberto a todas as parcerias públicas e privadas que possam contribuir para o crescimento e divulgação dos conteúdos angolanos, utilizando como sinergia o seu "know-how" internacional de 17 anos e a sua capacidade de dar destaque a conteúdos que de outra forma ficariam perdidos no imenso universo da internet. É desta forma que o Sapo Angola contribui para o aumento da visibilidade da identidade e cultura angolanas a nível mundial.

COMUNICAÇÃO

O Sapo Angola aposta no crescimento e na qualidade dos seus conteúdos. Neste sentido, tem mantido um posicionamento de proximidade com os seus utilizadores, criando uma dinâmica constante de passatempos, concursos e presença nas redes sociais, bem como presença em inúmeros eventos com a sua mascote ou como Media Partner. O ano de 2012 ficou marcado pelo lançamento do Sapo Desporto, com um "look & feel" dinâmico e com conteúdos que vão do Girabola às competições internacionais, passando pelas modalidades desportivas que o país abraça, o que veio reforçar ainda mais a Marca do portal. De destacar as áreas com conteúdos multimédia e a interacção com os utilizadores, bem como a possibilidade de levar o Desporto na mão através do telemóvel com o lançamento em simultâneo do site m.desporto.sapo.ao.  Foi também lançado o site Viajar com o intuito de promover o turismo nacional, uma forte aposta do Sapo Angola. Rico em imagens, este site temático convida-nos a conhecer as mais belas paisagens, localidades e segredos do país. E, associando-se à FILDA 2012, organizada pela Feira Internacional de Luanda, apresenta um site especial totalmente dedicado ao evento. Banners, newsletters, mail marketing, mobile e Facebook são formas vencedoras de comunicação digital que ganham cada vez mais importância relativamente aos meios tradicionais e que fazem do Sapo um importante veículo na área da comunicação. O Sapo Angola renova e expressa a intenção de continuar a promover o seu lado "fun", tendo por isso marcado presença em inúmeras festas, eventos sociais, conferências, feiras e acontecimentos representativos da cultura angolana.

vantagens competitivas

Entre as inúmeras vantagens competitivas da Marca, encontra-se a experiência de produção de conteúdos e de serviços de internet, bem como a inovação, uma vez que trabalha em todas as plataformas de comunicação. Telemóvel, televisão, redes de informação e televisões corporativas, são exemplos válidos de que o Sapo está na vanguarda tecnológica.

Aliado ao seu "know-how", o Sapo Angola conta com o apoio dos parceiros tecnológicos Unitel, Multitel, TVCabo, Movicel e Angola Telecom, o que lhe permite ter produtos e serviços ao nível dos melhores do mundo. O desenvolvimento de produtos de sucesso na internet, a longa experiência de conteúdos digitais em português e o conhecimento da realidade angolana, fazem do Sapo o maior portal de Angola.

SAPO
sabia que?

 SAPO é masculino e escreve-se sempre em maiúsculas.

 O SAPO lançou o SAPO Viagens, em parceria com o TripAdvisor, possibilitando aos utilizadores planearem e programarem a sua viagem, diretamente dentro da página sapo.pt.

 Internacionalmente, o SAPO está representando em Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste.

 O SAPO cria, de raiz, "websites" com um design detalhado e exclusivo para Marcas e parceiros.

 O vídeo do SAPO no Rock in Rio foi o mais visto de sempre durante o evento.

 Cada andar do edifício SAPO tem uma cor diferente.

contactos