Edições

VALINHO

2022

A VALINHO, mais do que uma Marca que oferece produtos alimentares de inegável qualidade, é uma empresa social e economicamente responsável, tecnologicamente inovadora e com preocupações ecológicas. Fomenta o crescimento do seu negócio de forma a criar e compartilhar valor com todos os seus stakeholders. A VALINHO acredita que este é o caminho, a única forma de garantir os seus resultados de forma sustentável e oferecer alimentos de qualidade.

VALINHO
valores da marca

Para a VALINHO os clientes e os seus colaboradores são a sua maior riqueza e é exactamente por causa deles que os princípios que guiam a Marca são a Honestidade, a Integridade, a Sinceridade e o Respeito. A VALINHO acredita que a satisfação dos clientes é o segredo do seu sucesso e é por isso que está permanentemente focada no mercado e nos desejos, gostos e expectativas dos consumidores angolanos. A Marca é 100% angolana e procura satisfazer plenamente os seus consumidores com a qualidade dos seus produtos, conseguindo assim manter uma relação de confiança e fidelidade com todos eles. Quanto aos seus colaboradores, a VALINHO defende que eles são determinantes para o sucesso da Empresa, pois a criatividade, o dinamismo e o empenho são o motor de desenvolvimento de qualquer organização. Assim, a Empresa continua focada no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Por tudo isto, o mote da Marca é “Fazemos com os angolanos, para os angolanos”.

produtos e desenvolvimentos futuros

A gama de charcutaria VALINHO abrange um amplo leque de produtos, entre eles: cozidos, como mortadelas e fiambres de carne de porco e aves; enchidos fumados, com vários tipos de chouriço e chourição, onde se destaca o Chouriço Picante do Cacuaco; presunto; bacon e uma gama de produtos fatiados. Todos os produtos da Marca são desenvolvidos a partir de carne seleccionada de elevada qualidade de diversas origens, incluindo de produção nacional, receitas tradicionais com incorporação de especiarias e condimentos locais, onde sobressaem os aromas intensos e os sabores excepcionais que surpreendem os paladares mais exigentes. Todo o fabrico é controlado de forma a garantir a máxima qualidade e total segurança alimentar e, para isso, a Marca conta com uma equipa experiente e as mais modernas tecnologias de fabrico, embalagem e conservação. Mas a VALINHO não fica por aqui. Para além do desenvolvimento de novos produtos, a Empresa está a projectar a sua expansão além-fronteiras, aproveitando a proximidade de países vizinhos com fortes mercados de produtos transformados de origem animal.

mercado

A VALINHO nasceu em Angola em 1996, com a designação Valinho Angola, Lda., e o seu percurso de sucesso fez dela uma referência e uma Marca de confiança dos angolanos, líder de mercado e sinónimo de qualidade, sendo a maior empresa de produtos transformados de Angola.

Dez anos após a sua criação, a empresa contruiu um centro de distribuição e alterou a sua designação social para Carnes Valinho S.A.. Em 2008 construiu a primeira fábrica de transformação de carnes de Angola e, três anos depois, fez uma Parceria com o Grupo Primor. Em 2018 deu início ao programa internacional de formação profissional MOB e em 2021 comemorou os 25 anos da empresa em Angola e deu início ao programa internacional de formação profissional MOB 2030.

Hoje, passadas mais de duas décadas, os angolanos olham para a VALINHO como “a sua Marca” e isso acontece porque desde o início da sua actividade a Empresa apostou fortemente na inovação, na qualidade dos seus produtos e na satisfação de todos os seus clientes e consumidores. 

Foi esta a filosofia que sempre caracterizou a VALINHO, sendo hoje reconhecida como a empresa mais inovadora na área de transformação de carnes em Angola.

COMUNICAÇÃO

A primeira grande campanha de comunicação da VALINHO foi dedicada à gama de Fiambres e surgiu em 2011, sob o mote “Fiambres do Cientista”. Esta campanha gerou um forte aumento da notoriedade da Marca, tendo sido considerada por muitos especialistas como uma das campanhas mais emblemáticas realizadas por uma empresa angolana em televisão. Seguiram-se, em 2012, “A visita do Avô” focada na valorização do “Made in Angola” e, em 2013, a campanha “Fatiados” como suporte ao lançamento dos novos formatos de conveniência. 

vantagens competitivas

A VALINHO é a Marca angolana dentro da sua categoria com maior expressão nacional e com os produtos em que os angolanos depositam toda a sua confiança. Vários anos eleita uma Superbrand, a Empresa acredita que o sucesso da sua Marca só é possível graças à estratégia de produção de charcutaria de qualidade, com matérias-primas de excelência, que alia receitas tradicionais adaptadas ao gosto dos angolanos. São mais de 100 as referências produzidas na unidade do Cacuaco e que chegam às prateleiras dos supermercados apenas alguns dias após o fabrico, o que os torna incomparavelmente mais frescos do que os produtos importados. Uma capacidade de armazenamento de 2500 toneladas e uma frota de distribuição própria garantem que a cadeia de frio nunca é posta em causa, o que assegura a qualidade de todos os produtos da Marca. A estes factores acresce ainda o facto de a VALINHO também utilizar carne produzida em Angola, através de parcerias estratégicas com empresas angolanas, o que contribui para a dinamização da produção suína nacional. 

VALINHO
sabia que?

Para produzir um chouriço VALINHO são necessários mais de 30 produtos diferentes, incluindo diversos tipos de cortes de carne de porco, condimentos, especiarias, entre outros.

Para além do Chouriço do Lubango, o Chouriço Picante do Cacuaco da VALINHO é o único produto de charcutaria que só existe em Angola, e é feito com gindungo Cahombo.

A Carnes Valinho S.A. tem um programa de formação de combate à malária e à febre tifóide, que abrange todos os funcionários da Empresa, bem como as suas famílias. O sucesso deste programa permitiu acabar com o absentismo por motivos de doença e erradicar os casos de malária entre os colaboradores. Para além da formação em sala, este programa ensina como se colocam redes mosquiteiras e oferece redes milimétricas, baldes e sacos de plástico para
o lixo, bidons para água, entre outros.

Desde 2018, o programa de mobilidade profissional MOB 2020 – desenvolvido pela VALINHO e pelo Grupo Primor –, já levou a Portugal mais de 40 angolanos de vários departamentos da Empresa, para receberem formação "on-the-job", com a duração de quatro a oito meses.

Carlos Ferreira - Nelson Abreu
Carlos Ferreira - Nelson Abreu

Carlos Ferreira
CEO

Nelson Abreu
Director-Geral

contactos