Edições

GINGA

2016

GINGA é uma Marca de café da empresa Angonabeiro, uma unidade de negócio do Grupo DELTA CAFÉS, criada em 1998 e cuja alteração de imagem, em 2011, teve como objectivo devolver o prestígio internacional ao café angolano. A Angonabeiro é hoje líder do mercado de cafés torrados em Angola, assegurando a compra da produção para o seu abastecimento em Angola.

GINGA
valores da marca

Sendo uma empresa do Grupo Delta Cafés, a Angonabeiro opera de acordo com as boas práticas do grupo a que pertence. Assim, a empresa procura implementar normas e procedimentos idênticos aos praticados pela Delta Cafés em Portugal, ajustando-os, naturalmente, ao contexto social, económico e político de Angola. A Angonabeiro assegura a sustentabilidade dos produtores de café em Angola, apostando na construção de infra-estruturas, tais como furos, poços e fornos nas zonas de café. Trata-se de um investimento que se insere na política de responsabilidade social da empresa, e que visa o apoio a projectos comunitários, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos pequenos e médios produtores de café, assim como das respectivas famílias e restantes moradores das aldeias. Para além disso, contribui para o desenvolvimento das comunidades produtoras, fomentando a escolarização e a capacitação dos produtores, promovendo também a gestão racional de recursos naturais e a não poluição dos solos. Um compromisso em linha com a política de responsabilidade social do Grupo.

produtos e desenvolvimentos futuros

A actividade comercial da Angonabeiro está orientada para três mercados distintos: o canal Horeca, o Retalho Alimentar e o Institucional. No canal Horeca, a Angonabeiro tem reforçado a sua capacidade de cobertura no terreno, o nível de serviço aos clientes e a visibilidade e acessibilidade da Marca. Neste sector, a Marca GINGA comercializa Café Torrado em Grão, o lote Premium – Muata, feito a partir do melhor café angolano. No canal de Retalho Alimentar, a Angonabeiro está presente em todos os clientes do retalho formal, contribuindo para fazer crescer a categoria de café neste segmento. A empresa comercializa embalagens de café moído e em grão, bem como cafés instantâneos, das Marca GINGA Bwe, GINGA Lobito e GINGA Muata Prestigio, disponíveis em embalagens de 1kg, 500gr, 200gr, 125gr e 100gr. Em 2014, a Marca GINGA renovou o portfólio de solúveis, introduzindo uma lata de 100gr no seu portfólio, destinada ao mercado informal. Este novo produto tem como missão garantir o abastecimento do mercado informal através de uma proposta muito competitiva em termos de preço e, simultaneamente, garantindo a qualidade que define o café GINGA.

mercado

Após a independência de Angola, o café angolano perdeu muito do seu prestígio nos mercados internacionais. Quando, em 1998, a Angonabeiro entrou no mercado angolano, deparou--se com a falta de formação dos quadros e uma significativa falta de matéria-prima. Para contrariar esta conjuntura, a empresa apostou na recuperação de infra-estruturas, na formação de recursos humanos e na oferta de meios técnicos para recuperar a cafeicultura em Angola. Para além disso, a empresa tem acompanhado os produtores locais, desde a plantação à colheita, para garantir que a qualidade do café é a melhor possível e financia, inclusivamente, pequenos produtores sem comissões adicionais. No sentido de garantir o escoamento do produto dos seus fornecedores, a Angonabeiro celebra contratos de compra de café, nos quais são definidos os preços em função das cotações do mercado internacional. Esta iniciativa oferece segurança ao produtor, uma vez que lhe permite, logo à partida, assegurar uma margem para o seu negócio. Este procedimento contribuiu, definitivamente, para que muitos camponeses, agricultores e produtores tenham voltado à cafeicultura, que até aí estava praticamente abandonada.

COMUNICAÇÃO

A Marca GINGA é uma homenagem à Rainha GINGA, que governou os reinos de Ngongo e Matamba, ficando conhecida pela sua excentricidade e espírito guerreiro. Em 2011, para comemorar os 10 anos da Marca e comunicar o seu "rebranding", foi lançada a campanha “Há 10 anos no coração de Angola”. A nova imagem dos cafés GINGA teve como base a reinterpretação de uma das representações mais populares da Rainha GINGA. A ilustração da Rainha e o logótipo da Marca foram criados de forma a tornar mais icónica e expressiva toda a gama de cafés. O rejuvenescimento da imagem da Marca foi transversal a toda a gama de produtos e reforça a sua ligação a Angola, uma vez que do ponto de vista gráfico, todo o "packaging" foi reformulado com as cores marcantes do País – Vermelho, Amarelo e Preto. GINGA é uma Marca que estimula a proximidade com os seus clientes e consumidores. Tal como a Marca portuguesa, a Marca angolana aposta numa criteriosa estratégia de patrocínios, apoiando projectos de interesse local, promovendo, dessa forma, o envolvimento emocional do consumidor com a Marca. Em 2016, GINGA continua empenhada em contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria angolana de café, reforçando a notoriedade da Marca. De destacar a adesão ao programa "Feito em Angola", que potencia o desenvolvimento da indústria nacional. A acção “GINGA às Costas” percorreu vários mercados informais de Luanda e promoveu a degustação do café GINGA junto dos consumidores.

vantagens competitivas

A Angonabeiro é uma empresa que assegura a sua competitividade com base no equilíbrio das variáveis económica, social e ambiental, tendo contribuído significativamente para a recuperação do prestígio internacional do café angolano. Há 15 anos que a empresa desenvolve um trabalho pioneiro ao nível da cultura de café angolano, identificando as zonas com potencial para plantação de café, promovendo parcerias com agricultores locais, concedendo apoios financeiros para o arranque da campanha e contribuindo logisticamente na fase de descasque e benefício do café. Este trabalho continuado tem contribuído para o desenvolvimento económico de populações agrícolas no interior do País e estimulado a fixação das mesmas no meio rural.

O café GINGA é vendido exclusivamente em Angola mas a empresa perspectiva consolidar a sua actividade através da internacionalização da Marca. O facto de ser produzida em Angola e de utilizar café 100% angolano é a principal vantagem competitiva da GINGA. Os consumidores angolanos reconhecem no café GINGA uma Marca genuína e irreverente mas é o facto de ser angolana, de incorporar os valores angolanos e de contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional de café, que fortalece, verdadeiramente, a ligação da Marca com os seus consumidores.

GINGA
sabia que?

• A Angonabeiro lidera o mercado de cafés torrados em Angola e promove a produção de café verde, mediante o apoio directo aos pequenos e médios produtores, assegurando a compra das suas produções para abastecer a empresa em Angola, assim como para exportar para Portugal.

• A Angonabeiro produz mais de 200 toneladas de café torrado por ano, utilizando apenas metade da capacidade instalada e tem mais de 100 colaboradores (95% contratados localmente).

• O economista Manuel Ricardo Miranda decidiu escrever a história da Rainha GINGA, numa obra intitulada "A primeira nacionalista angolana.".

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.