BFA

2023

O BFA é um Banco Universal de expressão nacional, afirmando-se como uma Instituição de referência no sector financeiro de Angola. Desde o início da sua actividade, na década de noventa e ao longo dos seus 29 anos, o BFA tem consolidado a sua acção através do apoio ao desenvolvimento económico de Angola, criando soluções específicas para as diferentes necessidades dos seus Clientes, particulares e empresas, tornando a vida dos angolanos mais fácil dentro e fora do país.

BFA
valores da marca

A identidade da Marca BFA é o reflexo da sua cultura financeira e empresarial. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor para os diferentes stakeholders. O ADN de uma instituição afirma-se através de atributos próprios que ganham consciência e credibilidade na relação que todos os dias se estabelece com os Clientes e com a Comunidade. O BFA valoriza especialmente dois desses atributos: a Experiência e a Harmonia. A Experiência é o resultado da formação das suas equipas e do importante património profissional acumulado ao longo da história do Banco no mercado nacional. A Harmonia exprime a permanente ambição de servir os Clientes e a Comunidade com os mais elevados padrões de ética e qualidade. 

É um propósito projectado para o futuro, determinado pela constante aposta na melhoria contínua.

produtos e desenvolvimentos futuros

O BFA reforça o compromisso de desenvolver soluções financeiras que promovem a diferenciação através de um maior envolvimento com o Cliente, num contexto 

de constantes e rápidas mudanças do mercado.A mobilização do BFA para reinventar a experiência bancária, assente na digitalização e utilização de novas tecnologias, tem sido um dos principais pilares da sua estratégia. Assim, em 2022 

e no âmbito do Plano Estratégico de Sistemas de Informação, o Banco continuou a responder aos desafios do mercado dando continuidade ao seu desenvolvimento tecnológico. O processo de modernização e digitalização do BFA, abrange não apenas a componente tecnológica, mas também, organizativa e humana que dá suporte à operação do Banco e contribui para a promoção de um BFA mais sustentável, ágil, voltado para o Cliente e efectivamente preparado para o futuro.

mercado

Com a consolidação do mercado financeiro, o BFA mantém a sua posição de um Banco de referência no sistema financeiro angolano. Conta actualmente com mais de 2,6 milhões de Clientes, mais de 2.700 Colaboradores e 198 Balcões. A sua rede é composta por Postos de Atendimento, Agências, Centros de Empresas, Centros
de Investimento e Private Banking. Como resultado do seu dinamismo comercial
e estratégia assente em critérios rigorosos de governação, em 2022, o BFA alcançou um resultado líquido de 140.455,2 milhões de Kwanzas. Conquistou a confiança de mais 
246 mil Clientes e apresentou um aumento no seu rácio de transformação de 23,1%. O aumento no rácio de transformação é justificado pelo crescimento do crédito concedido ser superior ao crescimento dos depósitos de Clientes. Os números acima referidos são evidência da solidez do Banco e reflectem os elevados padrões de eficiência e eficácia operacional, assumidos num cenário macroeconómico desafiante.

COMUNICAÇÃO

Em 2022, o Banco deu continuidade à sua estratégia de comunicação apostando na qualidade e na inovação da sua oferta, assim como na consolidação da sua Marca.

O BFA tem acompanhado e apoiado o Executivo na implementação de iniciativas que visam fomentar o sector real da economia, com a disponibilização de ofertas de crédito competitivas e adequadas às necessidades do segmento do agronegócio. Em 2022, destacou-se a campanha “A Agricultura faz Angola crescer”, que teve como objectivo evidenciar a oferta de crédito de modo
a que as empresas do agronegócio possam fazer face às suas necessidades a curto prazo.

Adicionalmente, foi promovida a campanha “Nova BFA App”, criada com o objectivo de comunicar aos Clientes e público em geral a nova App do Banco, as suas novas funcionalidades e o seu novo layout, mais intuitivo e “user friendly”.

Para reforçar o seu posicionamento enquanto o melhor Banco para o Cliente
e para a Comunidade, o BFA lançou também a campanha Institucional “Consigo em todos os momentos, há 29 anos”, que contou com a presença da nova embaixadora da Marca BFA, Anna Joyce.
A campanha traduziu, de forma holística,o apoio do Banco aos seus Clientes ao longo dos seus anos de existência. 

O apoio à Comunidade está também intrinsecamente ligado aos valores do BFA e, por essa razão, o Banco deu continuidade ao programa BFA Solidário, que teve como mote “O nosso sonho é realizar os sonhos do futuro de Angola”.

O BFA Solidário é um programa de responsabilidade social que visa apoiar e reconhecer o trabalho de organizações sem fins lucrativos, que actuam nos sectores da educação, saúde e da inclusão social de crianças até aos 18 anos.

vantagens competitivas

Ser o Banco n.º 1 de todos os angolanos e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Angola continua a ser
a visão do BFA. 

Como consequência do seu desempenho, indicadores sólidos e robustos, o Banco foi reconhecido em 2022 em diversas categorias e áreas relevantes da actividade financeira, segundo a avaliação de diferentes entidades independentes, nacionais e internacionais. Entre outras distinções atribuídas ao BFA, merecem especial destaque: Banco do Ano em Angola 2022, atribuído pela prestigiada revista The Banker, e Melhor Serviço ao Cliente para Concessão de Crédito, atribuído pelo Ministério da Economia e Planeamento.

BFA
sabia que?

O agronegócio tem um papel preponderante na estratégia do Banco.
A Direcção do Agronegócio, criada em 2018, continua a prestar suporte à rede comercial na identificação e captação de novos Clientes, e no apoio ao desenvolvimento de produtos específicos de crédito para os Clientes deste sector. Apoia também as áreas de risco na análise dos pedidos de financiamento para os projectos de investimento.

O Banco constituiu, no final do ano 2022, uma sociedade distribuidora de valores mobiliários, denominada BFA Capital Markets, SDVM, S.A, que irá operar no Mercado de Capitais, tendo como principais actividades, a custódia de valores mobiliários, a recepção, transmissão e execução de ordens de Clientes no mercado de capitais.

O BFA dispõe na sua oferta, o produto Bankita, cujo objectivo é incentivar
a bancarização da população mediante condições mínimas de acesso e de utilização dos serviços bancários.

O BFA disponibilizou 280.500.000 de Kwanzas para a 5.ª Edição do Programa
de Responsabilidade Social - BFA Solidário.

Em 2022, o BFA definiu como estratégia ambiental, a realização de uma campanha de plantação de árvores com o objectivo de ajudar a restaurar o ecossistema e reduzir a erosão e degradação dos solos.

PALMIRA LOBATO
PALMIRA LOBATO

Directora Adjunta de Marketing

contactos